Marca Azeitesde Montanha
Marca Azeites de Montanha
A marca Azeites de Montanha cresceu dos declives da montanha, da altitude, em olival sustentável, aproveitando o melhor das cultivares tradicionais aliado às exigências contemporâneas inserida numa cultura do Azeite de alta qualidade.
Esta marca Azeites de Montanha tem como propósito identificar, diferenciar e promover os Azeite Virgem Extra, produzidos na região das Beiras e Serra da Estrela, aprovados para uso desta marca.
Uma marca genuinamente portuguesa, sinónimo de qualidade, cultura, saúde e sabor para momentos únicos próprios da sociedade contemporânea.
Os Azeites de Montanha têm sabor com saber.
A Marca Azeites de Montanha tem por isso o propósito de fazer pelos produtores o que estes não conseguem isoladamente:
– Obter reputação de marca em grande escala;
– Criar uma marca com valor acrescentado;
– Comunicar eficazmente e de forma consistente numa lógica estratégica;
– Valorizar os Azeites de Montanha pelas suas qualidades e através do território.
Critérios de Atribuição da Marca Azeites de Montanha
O projeto “Promoção e Valorização do Azeite de Montanha” é uma iniciativa estratégica desenvolvida com o objetivo de potencializar as capacidades das PME instaladas e valorizar economicamente um dos principais produtos do território das Beiras e Serra da Estrela: os “Azeites de Montanha”. O projeto é promovido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Instituto Politécnico da Guarda, tendo por parceiros não executores a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.
Pretende-se promover a inovação e a diversificação da base económica, assente na transferência de conhecimento científico e tecnológico para as PME da fileira dos “Azeites de Montanha”, tornando-as capazes de competir em mercados mais exigentes e alargados, de criar valor e emprego, de fixar e atrair população, sem colocar em risco os seus recursos e tradições, mas antes transformando-os numa oportunidade para o desenvolvimento económico e social das Beiras e Serra da Estrela.
A qualidade e especificidade dos “Azeites de Montanha” apresenta uma forte lacuna de comunicação e divulgação, sendo atualmente um produto desconhecido e sem reconhecimento do público, estando dessa forma subaproveitada a potencialidade do mesmo. Pretende-se fomentar mecanismos inovadores de comunicação e divulgação que fortaleçam a identidade da marca, em primeira instância junto dos produtores e exponenciar posteriormente a marca nacional e internacionalmente.
Finalidade
A marca Azeites de Montanha tem como objetivo distinguir no mercado azeites destinados ao consumo humano, que são produzidos e transformados no território da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e que cumpram requisitos específicos, permitindo aos consumidores identificar de forma precisa a origem do azeite, a sua qualidade e benefícios.
Titularidade da Marca
A marca Azeites de Montanha é propriedade do Instituto Politécnico da Guarda, cuja titularidade está devidamente inscrita no Registo de Marcas do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A marca Azeites de Montanha só pode ser utilizada de forma acessória e não substitui em caso algum a marca principal ou outras insígnias ou marcas legalmente exigíveis.
Apenas podem utilizar a marca Azeites de Montanha as pessoas singulares ou coletivas legalmente constituídas e às quais seja concedido contratualmente o direito de utilização da marca.
Requisitos de Adesão
Podem requerer a utilização da marca Azeites de Montanha todos os produtores, empresas, ou entidades que satisfaçam os requisitos e critérios de adesão, sem prejuízo do cumprimento das demais disposições legais aplicáveis.
A utilização da marca é concedida por um ano.
Critérios de Adesão à Marca
TERRITÓRIO: Azeites produzidos e/ou transformados em estabelecimentos/ unidades produtivas localizados em território da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela;
PRODUTO: Azeite virgem extra de categoria superior, obtido diretamente de azeitonas sãs, unicamente por processos mecânicos. Trata-se de um azeite virgem de baixa a muito baixa acidez (<0,4%), do ponto de vista sensorial com as características de frutado associadas às cultivares da Região; azeites irrepreensíveis, frutados e sem qualquer defeito sensorial;
MODO PRODUÇÃO: Práticas de produção sustentáveis que consistem na aplicação das boas práticas agrícolas, na preservação dos ecossistemas e nos princípios associados aos modos de Produção Integrada e da Produção Biológica e a sua importância para a sustentabilidade da Agricultura;
SABOR: As características organoléticas dos “Azeites de Montanha” são função das especificidades da localização geográfica e das propriedades das cultivares portuguesas utilizadas na Região;
SAÚDE: Reconhecimento dos benefícios do consumo do azeite para a saúde e bem-estar pelo elevado teor de insaturados (sobretudo ómega 9), presença de vitamina E e polifenóis do azeite, capazes de cumprir as alegações de saúde respetivas;
EMBALAGEM: Utilização de embalagens amigas do ambiente “eco-friendly”.
Os requerentes devem cumprir ainda os seguintes requisitos:
a) Estarem legalmente constituídos na forma de pessoas singulares ou coletivas;
b) Tenham sede e/ou unidade produtiva instalada nos Concelhos que integram a CIMBSE – Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela;
c) Cumpram as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade;
d) Produzam ou transformem azeite segundo as regras e exigências que legalmente lhes sejam aplicáveis;
e) Comprovem as condições exigidas pelos critérios de adesão à marca.